A secretaria municipal da Cultura (SecultAju) realizou nesta segunda-feira, 12, uma reunião estratégica de planejamento para discutir a execução dos principais projetos do primeiro semestre de 2026. A equipe da SecultAju recebeu o assessor extraordinário para assuntos governamentais da secretaria municipal da Comunicação Social (Secom), Emidio Cunha, com o objetivo de alinhar ações e debater detalhes operacionais para três dos maiores eventos da agenda municipal, que são o Verão Caju 2026, as comemorações dos 171 anos de Aracaju e a edição deste ano do Forró Caju nos bairros.
O foco do encontro foi garantir que a infraestrutura, fornecida pela Secom, esteja perfeitamente adaptada às necessidades artísticas e logísticas de cada projeto. Para o Verão Caju, discutiu-se a montagem da Arena Criativa e os detalhes do evento, no Aniversário da Cidade, o planejamento inclui a estrutura principal do evento, enquanto o Forró Caju nos Bairros terá sua formatação revisada com base no sucesso da edição anterior. A ação do Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, também entrou na pauta de alinhamento.
Durante a reunião, o secretário municipal da Cultura, Paulo Corrêa, enfatizou a relevância do planejamento antecipado para a qualidade e economicidade da programação: “É crucial alinhar essas ações com antecedência para proporcionar eventos mais coesos e o melhor para a população, isso nos permite trabalhar com editais, o que democratiza o acesso e reduz custos, e estamos focados no cronograma dos eventos mais próximo”, ressaltou o secretário.
Já o assessor da Secom, Emidio Cunha destacou a importância do diálogo direto entre as pastas para a execução eficiente dos eventos. “A ideia dessa reunião foi justamente alinhar os grandes eventos da prefeitura, como o Verão Caju, o Aniversário da Cidade e o Forró Caju. A atribuição da Secom é o fornecimento da estrutura, e esse contato direto com a SecultAju é fundamental para montarmos e adaptarmos tudo conforme a necessidade específica de cada projeto”.
O alinhamento entre as secretarias é um passo fundamental no cronograma de execução. Com as diretrizes definidas, as equipes iniciam a operacionalização, garantindo que a programação cultural do primeiro semestre seja executada com qualidade, segurança e eficiência para o público.














































